Atividades online de Antropologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema

+6
Idenilce Gomes Ferraz
Joalisson Nogueira
layane Lima
Valesca Oliveira de Andra
Fabiana Volpiani
CARLOSCAMPOS
10 participantes
Ir para baixo
CARLOSCAMPOS
CARLOSCAMPOS
Admin
Mensagens : 8
Data de inscrição : 10/12/2018
https://cursodeantropologia.forumeiros.com

Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema  Empty Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema

Qua Jan 02, 2019 8:17 am
Leia atentamente o texto da Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema e descreva suas impressões sobre a cultura por ele descrita.
avatar
Fabiana Volpiani
Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/01/2019
Idade : 44
Localização : Coxim

Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema  Empty Re: Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema

Qui Jan 10, 2019 7:13 pm
O texto discute a sociedade norte americana, seus hábitos e costumes, utilizando-se de figuras de linguagem, nos mostra como houve o desenvolvimento desta sociedade, começando por seus recursos naturais, tornando-se uma grande potência econômica. Hoje em dia, apesar das pessoas passarem grande parte do tempo tentando acumular riquezas materiais, também têm tempo para cultuar o corpo e a saúde, a busca por um estereótipo de beleza, para tal as pessoas possuem armários de banheiro, onde guardam infinitos medicamentos, vitaminas e cosméticos, teoricamente capazes de retardar o envelhecimento e consequentemente a morte. Outros pontos levantados é o hábito de lavar a face e da escovação dental. Também falam dos hospitais, onde todo doente deseja ser tratando, muitas vezes através de procedimento agressivos e violentos, entretanto, sem sempre conseguem curar e as pessoas acabam morrendo. o autor descreve sua cultura vivenciada diariamente, que aliás é muito semelhante a nossa, talvez tentando fazer parecer exótica, chame a atenção para as reflexões sobre a mesma.
avatar
Valesca Oliveira de Andra
Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/01/2019

Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema  Empty Aula 4

Qui Jan 10, 2019 8:07 pm
Texto do antropólogo Horace Minner, aborda estilo de vida do grupo norte-americano obcecado pela magia . Segundo ele, o cuidado com a saúde e a aparência é uma característica marcante da cultura desse povo. O antropólogo descreve  sobre o cuidado com a boca, que é uma preocupação constante para essa sociedade. Para evitar o apodrecimento dos dentes  os membros eram sujeitos a rituais de tortura. uso desses objetos no exorcismo dos perigos da boca envolve uma tortura ritual do cliente quase inacreditável,O "homem-da-boca-sagrada"
A vida ritual dos Sonacirema certamente mostrou que eles são um povo obcecado pela magia. O autor  acaba descrevendo os costumes americanos com outro olhar, como os santuários sendo os banheiros, os “homens-da-boca-sagrada” os dentistas e o latipsoh o hospital.
avatar
layane Lima
Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/01/2019

Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema  Empty Re: Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema

Qui Jan 10, 2019 8:39 pm
A partir do artigo de Horace Miner nos conta sobre A cultura dos Sonacirema sendo um grupo norte americano, que se sabe pouco de como se deu sua origem, se caracteriza por uma economia de mercado altamente desenvolvida que se beneficiou de um “habitat” natural muito rico. Utilizando em parte dos seu tempo em atividade em rituais seja com o corpo humano, em estética considerado feio e sua tendência seria a doenças, tendo como única esperança do homem evitar essas características através de rituais.
Sendo seus encontros secretos, e uma sociedade dívida em hierarquia, onde os curandeiros possuem templos enormes onde ocorre as cerimonias no Latipsoh   para tratamento de fies considerados doentes, apesar de ser violentos os indivíduos se encontravam-se ansiosos para essa purificação. E independente do estado que ele se encontra o indivíduo não admiti o fiel se não poder dar um “rico presente” ao zelador e   para poder sair também.
avatar
Joalisson Nogueira
Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/01/2019

Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema  Empty Re: Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema

Qui Jan 10, 2019 9:56 pm
O texto se trata da cultura do povo sonacirema e o autor busca abordar alguns costumes e tradições dessa sociedade. Pelos relatos do autor se pode notar uma certa atenção com a questão estética do corpo que está presente na cultura desse povo, devido a isso eles fazem cotidianamente uma série de ritos sagrados que envolvem poções mágicas. Essa questão estética é até semelhante a nossa cultura ocidental hoje pois a procura pela perfeição gera uma sociedade insatisfeita com o próprio eu. Os sonaciremas levam bem a sério os seus ritos e é algo que a gente não vê ou escuta todos os dias, gera um estranhamento no leitor e isso é normal , até porque faz parte da formação do antropólogo esse estranhamento com a cultura totalmente diferente da de quem ta lendo.
avatar
Idenilce Gomes Ferraz
Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/01/2019
Idade : 46

Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema  Empty Re: Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema

Qui Jan 10, 2019 10:29 pm
Com costumes um tanto exóticos e cheios de magias e feitiços e ritos de cerimônia o autor do artigo Horace Miner, escreve seu artigo  demostrando certas práticas que eram hábitos dessa cultura, eles eram economicamente desenvolvidos e usavam parte desse desenvolvimento pra doar como fonte de pagamento ofertas em suas cerimônias e ritos,determinadas práticas até mesmo extremas ao comportamento humano,Essa é uma cultura pouco compreendida ,pouco se sabe sobre sua origem.cheias de rituais os quais sempre voltados a aparência e a saúde do corpo humano,a beleza e a saúde em primeiro lugar tudo pela beleza e saúde,eles trabalham com feitiços,rituais para serem sempre belos custe o que custar,suportando  todo e qualquer sofrimento.
 Com suas crenças e costumes, porções magicas,acreditam e cultuam vários santuários,sempre em cerimônias privadas e secretas,essas realizadas diariamente e até mesmo envolvendo tortura,aos quais acreditam, que eram curativas devidos suas fé.Cultuavam o Homem Da Boca Sagrada como o mais importante esse ,faz ritual na boca dos homens e esse ritual simboliza força e que sempre terá amigos,um certo sentimento até mesmo masoquista e esses que submetem a esse ritual,passando por muitas dores sentem se purificados depois.Essas práticas consideradas extremas buscavam estética do corpo bonito e saudável.enfim um povo obcecado pela beleza e pela magia.
simone alencar da silva
simone alencar da silva
Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/01/2019
Localização : Coxim/MS
http://simone.alencars@hotmail.com

Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema  Empty Re: Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema

Qui Jan 10, 2019 11:21 pm
Segundo o texto do autor Horace Minner, trata-se de um grupo de pessoas até bem desenvolvidas economicamente empunhado de costumes, tradições e rituais que assim julgam ser religioso em sua maneira de pensar e agir, as quais os seus corpos e mentes acreditam ser encarnados espiritualmente. Que por muitas vezes os libertam numa medida de defesa de algo ruim, mas que se corresponderem conforme toda a tradição algo de bom acontecerá também, a fim de apenas ter em seus domínios o brotar da espiritualidade divina natural do mundo.
Um grupo de pessoas distinto e com poucas informações sobre a sua cultura iria mesmo causar estranheza de suas atitudes. Pois na medida que se passa a causar extremidade em seu modo de viver como o grupo Sonacirema e causar impacto na relação humana, passa a ser fora do comum em uma sociedade bem resolvida e normal igual a nossa quebrando tabus sobre a mediundade humana. Como julgar quem seria o certo da história nós que corremos atrás do perfeccionismo ou eles que apenas seguem tradições primitivas aonde a evolução de tudo ou de todos nem ao menos os permitiram há conhecer. Quem são os loucos nós ou eles?
Azenate G de Almeida
Azenate G de Almeida
Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/01/2019

Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema  Empty O RITUAL DO CORPO ENTRE OS SONACIREMA

Sex Jan 11, 2019 10:23 am
Se sabe que cada cultura tem suas singularidades, e muitas vezes o indivíduo ao ter contato com o que ele não está habituado lhe cause uma certa estranheza, mas ao conhecer e conviver com outras culturas faz com que o indivíduo acaba se acostumando a ela. Mas no caso da cultura Sonacirema particularmente seria uma cultura que não gostaria de conhecer e nem fazer parte nem em uma outra encarnação. Confesso que gosto de ler e conhecer sobre outras culturas, mas ao ler o artigo Horace Miner não só me causou estranheza, como um certo pavor, é muito confuso, E como uma sociedade consegue manter costume tão exóticos por tanto tempo? Talvez não tenha conseguido absorver o texto, porém não foi uma coisa que me causou interesse.
avatar
Josiane Gutierrez
Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/01/2019

Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema  Empty Re: Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema

Sex Jan 11, 2019 8:14 pm
O texto  de autoria do antropólogo Horace Miner nos mostra sobre a cultura de um grupo norte-americano, os Sonacirema. A cultura desse povo possui suas particularidades, características, economia, crenças, práticas e suas marcas na sociedade, assim como qualquer outra cultura. Mas a cultura dos Sonacirema nos causa uma certa curiosidade e espanto, pois vemos até onde pode chegar o comportamento exótico do ser humano e suas crendices.Dentro da cultura desse povo, é muito estranho saber que os rituais tem o foco principal o corpo humano, e a aparência e saúde traz preocupação aos Sonacirema, os quais consideram que o corpo humano é feio,  e que sua tendência natural é a debilidade e a doença, isso é assustador.
O que causa também um estranhamento é o fato de acreditarem ainda em muitos feitiços e porções mágicas, que para alguns não seria possível viver sem, em curandeiros e no mago "homem-da-boca-sagrada"  que ao meu ver, só serve p fazer torturas e deixar apodrecer os dentes dos seus fiéis.Também vejo todas essas atividades rituais e essa cultura Sonacirema persiste também por questões econômicas de se ganhar dinheiro, pois tudo que é feito devem ser retribuídos com presentes substanciais, no templo Latipsoh são dados dois presentes, um na entrada e outro na saída. Estranho e assustador,  porém é uma cultura.
avatar
amanda souza santos
Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/01/2019

Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema  Empty Re: Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema

Qua Jan 16, 2019 6:32 pm
No texto do antropólogo Horace Miner, nos remete a cultura de um grupo norte-americano, os Sonacirema. A cultura desse povo possui suas particularidades, características, economia, crenças, práticas e suas marcas na sociedade, para nós que estamos de fora da cultura suas praticas podem ser vistas com bastante estranhamento, no entanto para os povos que nasceram ali e crescem aprendendo a respeito de suas praticas é algo muito natural e desejado por eles, pois acreditam nesse modo de vida. Portanto não cabe a nós julgar mas sim tentar entender o ponto de vista desse povos.
Conteúdo patrocinado

Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema  Empty Re: Aula 4 - O Ritual do Corpo entre os Sonacirema

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos